05/12/2025

Ocorrência registrada na 167ª DP

UPAm Juatinga identifica construção irregular e desvio de nascente em sítio localizado em Paraty 

UPAm Juatinga identifica construção irregular e desvio de nascente em sítio localizado em Paraty 

Nesta sexta-feira (05), em cumprimento a ordem de policiamento a fim de averiguar denúncia de crime ambiental encaminhada pelo programa Linha Verde, do Disque Denúncia (0300 253 1177), uma equipe da Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Juatinga, esteve em Paraty, na Costa Verde, onde identificaram a degradação ambiental de uma área com 400 metros quadrados na Prainha de Mambucaba.

No local conhecido como Sítio do Antenor, os policiais da 4ª UPAm observaram uma construção irregular em estágio avançado, desvio de uma nascente que era utilizada para abastecimento da construção, tudo dentro de uma área de preservação permanente, sem que fossem localizadas placas contendo licenciamento ambiental, tampouco possíveis responsáveis pelos ilícitos. Uma bomba de água submersa de 450 watts foi apreendida e encaminhada à 167ª DP, onde a ocorrência foi registrada.

Para denunciar crimes ambientais, a população pode ligar 24 horas, sete dias da semana, para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente