22/10/2025

A Band News FM teve acesso com exclusividade aos dados do Disque Denúncia desse ano

Disque Denuncia divulga mapa com principais locais onde estão celulares roubados

Disque Denuncia divulga mapa com principais locais onde estão celulares roubados

O Centro do Rio de Janeiro foi identificado como o bairro na Capital Fluminense com mais pontos de comercialização e manipulação de celulares roubados. A Band News FM teve acesso com exclusividade aos dados do Disque Denúncia desse ano.

Somente em 2025, a central de atendimento do órgão recebeu 229 denúncias com pontos de receptação de aparelhos roubados e ou furtados no estado do Rio de Janeiro. A capital concentra 60% dos relatos. O município de Duque de Caixas tem 9% das informações, seguido de Nova Iguaçu com 5% e São João de Meriti (4%).

Segundo o diretor geral do Disque Denúncia, Renato Almeida, a receptação ocorre em diversos locais, abrangendo tanto pontos de venda física quanto plataformas online.  

Os principais pontos identificados para a comercialização e manipulação desses dispositivos no Centro do Rio são: Rua Uruguaiana (38,5%) seguida de Presidente Vargas (19,2%), Rua do Rosário (7,7%), Andradas, Frei Caneca, Buenos Aires, Alfândega e Rua do Ouvidor.

Além do Centro, os bairros da Capital Fluminense que também receberam muitas denúncias foram Pavuna, Bangu, Iraja, Jacarepaguá e Ramos.

Alguns aparelhos roubados são destinados ao desmanche para que as peças sejam vendidas separadamente, alimentando o mercado de reposição com componentes de origem ilícita.

Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), divulgados nesta segunda-feira (20) apontam que nos nove primeiros meses deste ano, houve um crescimento de 25,5% nos roubos de celular no Rio, na comparação ao mesmo período do ano passado. O número equivale a um caso registrado a cada 20 minutos, em média.

Já o furto de celulares também registrou um crescimento se comparado ao ano passado. Um aumento de 22,2%, maior número da série histórica.

Nesta segunda-feira (20), a Polícia civil deu início a mais uma etapa da "Operação Rastreio", contra roubo, furto e receptação de celulares. Mais de 4.200 usuários dos aparelhos frutos de crimes vão ser intimados a entregar os aparelhos em um prazo de 72 horas. Caso não cumpram a determinação, eles podem ser responsabilizados criminalmente.

A pena para o crime de receptação é de um a quatro anos de reclusão, além de multa. Em casos em que o juiz entende que o comprador não agiu de má-fé, mas com culpa - sem ter certeza da origem lícita -, o crime pode ser classificado como receptação culposa, com pena reduzida.

 

 

Fontes: https://www.band.com.br/bandnews-fm/rio-de-janeiro/noticias/disque-denuncia-divulga-mapa-com-principais-locais-onde-estao-celulares-roubados-202510211827 

e Disque Denúncia RJ