19/10/2025

Ocorrência registrada na 143ª DP

Polícia Ambiental fiscaliza movimentação irregular do solo em Itaperuna 

Polícia Ambiental fiscaliza movimentação irregular do solo em Itaperuna 

A partir de uma denúncia feita ao programa Linha Verde, do Disque Denúncia (0300 253 1177), a polícia militar ambiental esteve neste sábado (18) no município de Itaperuna, no Noroeste Fluminense, onde se depararam com a construção, reforma e ampliação ocorrendo dentro de uma área de preservação permanente.

Segundo a equipe da 3ª Unidade de Policiamento Ambiental, no local onde existiam dois açudes, foi observada que a movimentação de terra foi feita no próprio terreno, além de duas barragens com a limpeza dos açudes. Quando em contato telefônico com o administrador do empreendimento, os policiais foram informados de que o serviço foi realizado aproveitando a seca dos açudes que se encontravam vazios, reforçando assim a cabeceira dos mesmos, sendo que a terra utilizada seria proveniente do próprio terreno, não havendo a retirada para outros locais. Mesmo assim, de acordo com os agentes da UPAm, seria necessária uma autorização ambiental e, por não apresentar nenhuma documentação, indo em desacordo com os artigos 60 da lei 9605/98 e 4º da lei 12.651/12, os policiais procederam à 143ª DP, a ocorrência foi registrada.

Para denunciar crimes ambientais, a população pode ligar 24 horas, sete dias da semana, para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente