03/10/2025
A prisão foi realizada após trabalho de troca de informações
Com informações recebidas pelo programa Linha Verde, do Disque Denúncia (0300 253 1177), a polícia conseguiu capturar nesta quinta-feira (02) um dos maiores traficantes de animais do Estado.
Em trabalho conjunto desenvolvido pela Delegacia de Meio Ambiente da Polícia Federal, Comando de Polícia Ambiental, 6º BPM (Tijuca), CIVITAS da Prefeitura do Rio de, foi possível capturar um casal em flagrante ato de caça de macacos-prego no Parque Nacional da Tijuca. A abordagem ocorreu na região do Alto da Boa Vista, onde o casal foi encontrado de posse de diversos apetrechos utilizados para a prática da caça.
No momento da ação policial, os suspeitos ainda não haviam conseguido capturar qualquer animal, evidenciando que a intervenção policial não apenas impediu a captura do primata, mas também constatou a prática do ato delituoso em flagrante.
O casal preso é o mesmo flagrado em 16 de maio de 2025 transportando um filhote de macaco-prego dentro de uma bolsa, em clara situação de maus-tratos, contudo, nesta oportunidade, a atuação conjunta das polícias logrou êxito em evitar a captura do animal, prevenindo seu sofrimento e consequentes danos à fauna silvestre.
Os indivíduos foram formalmente autuados pelos crime de caça profissional dentro de unidade de conservação, com pena que pode chegar a 4 anos e meio, tendo seus telefones, apetrechos de caça e a motocicleta utilizada nas práticas criminosas devidamente apreendidos. Ambos os detidos foram encaminhados ao sistema prisional, sendo solicitada pela Autoridade Policial competente a prisão preventiva dos acusados, em razão da gravidade dos delitos e do histórico de reincidência.
Para denunciar crimes ambientais, a população pode ligar 24 horas, sete dias da semana, para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).
LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente