11/09/2025

Ocorrência registrada na 43ª DP

Polícia Ambiental identifica extração mineral, parcelamento do solo e desmatamento em Guaratiba, após denúncia 

Polícia Ambiental identifica extração mineral, parcelamento do solo e desmatamento em Guaratiba, após denúncia 

Nesta quarta-feira (10), a partir de denúncias recebidas pelo programa Linha Verde, do Disque Denúncia (2253 1177), policiais militares lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Pedra Branca realizaram fiscalização em Guaratiba, na zona oeste, onde identificaram a degradação ambiental de uma área com cerca de 10 mil metros quadrados.

De posse das informações, a equipe da 1ª UPAm se deslocou à Rua Góis e Vasconcelos, onde encontraram indícios de extração de barro, corte de diversos taludes com cerca de um metro e meio de altura, além de árvores cortadas e caídas ao solo. Ainda segundo os policiais, foram observados piquetes para demarcação de lotes que caracterizam um possível parcelamento do solo urbano. Diligências foram realizadas com objetivo de identificar possíveis responsáveis, mas sem sucesso. Também não foram encontradas placas indicativas de licenciamento para as atividades desenvolvidas no local. Diante dos fatos e com base nos artigos 50 e 55 da lei 9605/98, a equipe da 1ª UPAm procedeu à 43ª DP, onde a ocorrência foi registrada.

Para denunciar crimes ambientais, a população pode ligar 24 horas, sete dias da semana, para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente