29/08/2025

Ocorrência na 166ª DP

UPAm identifica corte de árvores e desmatamento na Ilha Grande, em Angra dos Reis

UPAm identifica corte de árvores e desmatamento na Ilha Grande, em Angra dos Reis

Uma denúncia feita ao programa Linha Verde, do Disque Denúncia (0300 253 1177) que mencionava um desmatamento no Abraão, levou a polícia militar ambiental nesta quinta-feira (28) ao município de Angra dos Reis, na Costa Verde, onde os agentes se depararam com a degradação de uma área com cerca de 200 metros quadrados.

De posse das informações, policiais da 4ª UPAm, subordinados ao Comando de Polícia Ambiental, se deslocaram à Rua das Flores, onde no local encontraram uma pessoa que morava em uma barraca de camping e o mesmo informou que o responsável pelo terreno seria um amigo, mas que está em Natal. Quando indagado sobre desmatamento ou corte de árvore promovido no local, o morador disse que não houve essa atividade no local, mas, quando em diligência, os policiais da UPAm Juatinga constataram que, ao lado noroeste de quem chega ao local, havia uma área com diversos cortes de árvores de grande, médio e pequeno porte, supressão de vegetação e uma cerca de divisa de terreno, com gradil pregado nas árvores. Ainda de acordo com os agentes, no local, pertencente ao Parque Estadual da Ilha Grande, havia também a construção de um telhamento com escoras das árvores que foram cortadas, mas sem que fossem identificados os responsáveis. A ocorrência foi registrada na 166ª DP.

Para denunciar crimes ambientais, a população pode ligar 24 horas, sete dias da semana, para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente