13/05/2025

Ocorrência registrada na 106ª DP

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava 

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava 

Nesta terça-feira (13), menos de duas horas após o programa Linha Verde, do Disque Denúncia (0300 253 1177), ter recebido denúncia sobre extração mineral e desmatamento em Itaipava, Petrópolis, na região serrana, policiais militares lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual dos Três Picos, procederam ao local, onde constataram a veracidade das informações, identificando cerca de 500 metros quadrados de área degradada.

De posse da informação contida na denúncia do Linha Verde, a equipe da 5ª UPAm, subordinada ao Comando de Polícia Ambiental, se dirigiu à Estrada do Contorno e, ao chegarem no local indicado, os policiais observaram a movimentação de solo e uma construção de alvenaria em andamento. O proprietário, que acompanhou a fiscalização, ao ser perguntado sobre as licenças necessárias paras as intervenções, informou não possuir nenhuma documentação, sendo então encaminhado à 106ª DP, onde a ocorrência foi registrada.

Para denunciar crimes ambientais, a população pode ligar 24 horas, sete dias da semana, para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente