02/05/2025

Ocorrência registrada na 96ª DP

UPAm Serra da Concórdia identifica loteamento irregular em Volta Redonda após denúncia feita ao Linha Verde, do Disque Denúncia

UPAm Serra da Concórdia identifica loteamento irregular em Volta Redonda após denúncia feita ao Linha Verde, do Disque Denúncia

A partir de uma denúncia feita ao Linha Verde (0300 253 1177) – programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente – policiais militares lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Serra da Concórdia, estiveram nesta sexta-feira (02) no bairro Retiro, em Volta Redonda, onde identificaram a degradação ambiental de uma área com 5 mil metros quadrados em decorrência de loteamento irregular.

De acordo com a equipe da 2ª UPAm, subordinada ao Comando de Polícia Ambiental, em fiscalização na Estrada Nossa Senhora das Nações, encontraram 13 demarcações de lotes em uma área de terreno alagadiço, com características de área de preservação permanente, onde havia placas de venda, sem nenhuma informação quanto a legalidade dos lotes. Ainda segundo os policiais, também foi identificado um lote em processo de construção. Em contato com a proprietária do lote, a mesma informou que o local foi vendido por um homem que alegou estar em processo de legalização junto à Prefeitura de Volta Redonda e, quando ela mesmo foi questionada acerca das documentações pertinentes, explicou possuir apenas contrato de compra e venda, não apresentando nenhuma documentação emitida pelo município. Diante dos fatos, foi dada ciência da irregularidade ambiental com base no artigo 60 da lei 9605/98 e a ocorrência foi registrada na 93ª DP.

Em todo o Estado do Rio, o programa Linha Verde já recebeu neste ano, cerca de 9500 denúncias de crimes ambientais, sendo 51 relativas à Volta Redonda.

Para denunciar crimes ambientais em Volta Redonda e toda a região Sul Fluminense, a população pode ligar 24 horas, sete dias da semana, para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente