17/04/2025
Ocorrência na 167ª DP
Uma informação recebida pelo Disque Denúncia Paraty (0300 253 1177), através do programa Linha Verde, voltado para denunciar crimes ambientais, levou policiais militares do Comando de Polícia Ambiental a identificar nesta quinta-feira (17) crimes contra a flora na Prainha de Mambucaba, em Paraty, na Costa Verde.
Em cumprimento a ordem de policiamento com objetivo de averiguar a denúncia, os agentes lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Juatinga procederam ao local, onde constataram a supressão de vegetação nativa com corte de árvores de pequeno, médio e grande porte, bem como impedimento da regeneração da mata nativa e uso de fogo para queima de resíduos lenhosos, com indícios de construção de uma unidade unifamiliar, além de ser identificado o desvio de curso de água de um corpo hídrico, com implementação de uma passagem de acesso em alvenaria e manilhas de concreto. Ainda de acordo com a equipe da 4ª UPAm, a área degradada chega a mil metros quadrados e estaria inserida nos limites da Zona de Amortecimento do Parque Nacional da Serra da Bocaina. Diligências foram realizadas, mas nenhum suspeito foi localizado, bem como placas indicativas de licenciamento. A ocorrência foi registrada na 167ª DP.
Para denunciar crimes ambientais, a população pode ligar 24 horas, sete dias da semana, para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).
LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente