02/04/2025

Ocorrência registrada na 16ª DP

Após denúncia, UPAm Pedra Branca flagra extração de recursos minerais e construção irregular em condomínio em Barra de Guaratiba 

Após denúncia, UPAm Pedra Branca flagra extração de recursos minerais e construção irregular em condomínio em Barra de Guaratiba 

Policiais militares lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Pedra Branca, subordinados ao Comando de Polícia Ambiental, identificaram nesta terça-feira (01) a construção irregular e extração de recursos minerais em Barra de Guaratiba, na Zona Oeste.

Quando em cumprimento a ordem de policiamento, os agentes da 1ª UPAm se deslocaram à Estrada Roberto Burle Marx, onde flagraram dois homens construindo uma estrutura de concreto armado em uma área de preservação permanente, acima de um córrego. Segundo eles, essa estrutura seria para a sustentação de cisternas e abastecimento hídrico do condomínio a qual a construção estaria inserida e, ainda durante a diligência, foram identificados dois poços artesianos, sendo um em funcionamento e outro inativo. Ao serem questionados sobre as licenças necessárias, os homens informaram não possuir, já que foram apenas contratados pelo condomínio para o serviço, mas não sabem quem são os responsáveis. Diante dos fatos, os policiais procederam à 16ª DP, onde a ocorrência foi registrada.

Para denunciar crimes ambientais, a população pode ligar 24 horas, sete dias da semana, para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente