28/03/2025

As aves foram levadas para a Secretaria de Agricultura e Pesca de Saquarema

6ª UPAm apreende 26 pássaros de cativeiro em Niterói após denúncia

6ª UPAm apreende 26 pássaros de cativeiro em Niterói após denúncia

Pelo menos 26 pássaros da fauna silvestre brasileira que eram mantidos em cativeiro, foram resgatados nesta sexta-feira (28) por policiais militares lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Serra da Tiririca. O fato ocorreu no bairro Maceió, em Niterói, na região metropolitana, após denúncias sobre guarda e comércio ilegal de animais recebidas pelo Linha Verde (2253 1177) – programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente.

As apreensões ocorreram após duas ações de fiscalização em imóveis localizados na Rua Ludovico José da Rosa. Segundo os agentes da 6ª UPAm, foram encontrados 12 pixoxós, cinco coleiros, duas cigarras, um tizil, um papagaio, uma maritaca, um canário da terra, uma cambaxirra, um biquinho de lacre e um galinho da serra, todos sem anilhas de identificação. Ao questionar os proprietários das aves a respeito das documentações necessárias para a criação, os agentes foram informados de que não havia nenhuma lista ou autorização para a criação das espécies em cativeiro e, diante dos fatos, procederam com os responsáveis à 79ª DP, onde as ocorrências foram registradas. Todos os animais foram recolhidos e encaminhados à Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca de Saquarema.

Para denunciar crimes ambientais, a população pode ligar 24 horas, sete dias da semana, para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente