Disque Denúncia


Portal dos Procurados oferece recompensa por acusados de vender água não potável para escolas na Baixada


Todas as informações sobre o caso estão sendo encaminhadas para 62ª DP, que está encarregada do inquérito criminal.

13/10/2016
Portal dos Procurados oferece recompensa por acusados de vender água não potável para escolas na Baixada

O Portal dos Procurados divulga nesta quinta-feira, dia 13/10, cartaz com recompensa de R$ 1 mil reais por informações que levem a captura de Hélio Marcelo dos Santos Ramos, de 42 anos; Raul de Souza, de 57; Raul Junior Nascimento de Souza, de 27; e de Reinaldo Souza Rocha de 64 anos. Eles são acusados de fraude em concorrências e também de fornecimento de água não potável (impróprio para consumo humano) para as escolas estaduais de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. O produto era captado em uma piscina em um sítio localizado na Estrada Soledade, no bairro Taquara, e em poços artesianos na Rua Tupã, Cantão, em Xerém, Duque de Caxias. Os quatro acusados de integrar o esquema são considerados foragidos.

De acordo com o Delegado Marcos Gomes Santana, da 62ª – DP - na primeira etapa da operação Hidra foram cumpridos mandados de busca e apreensão, nas residências e nas sedes das empresas de: Hélio, proprietário da empresa H.M. dos Santos;  Reinaldo, da empresa Bio Água e de Raul de Souza (irmão de Reinaldo), proprietário da R. de Souza Serviços de Transportes.

Durante as diligências, foram apreendidas notas fiscais de entrega de águas nas escolas, proposta para uma escola já envelopada constando as três empresas que iriam participar do certame, carimbo de todas as empresas no mesmo local, dentre outros documentos que comprovavam que as empresas de cada um dos citados e mais uma quarta empresa, de propriedade de Raul Júnior Nascimento de Souza (filho de Raul), fraudavam a concorrência para fornecimento de água para as escolas estaduais da região.

Ainda segundo as investigações, foi descoberto que além das fraudes de concorrência, os indiciados também forneciam às escolas água imprópria para consumo humano. As escolas estaduais no Município de Duque de Caxias, que eram abastecidas com água fraudada: CIEP 228 – Darcy Vargas; IEP 208 – Alceu Amoroso; CE Manuel bandeira, CIEP 229 – Cândido Portinari; CE Hélio Rangel; CIIEP 320; CE Círculo Operário; CE Prof. Francisco Portuga Neves; CIEP 031; CIEP 209; CE JOÃO XXIII; CE Abdala; CIEP 089.

Após um minucioso trabalho, junto à CEDAE, foi descoberto  que entre as empresas, uma não possuía cadastro na CEDAE, outra apresentava sua conta zerada. Também foi descoberto que no ano passado, as empresa H. M. dos Santos, R.J. de Souza Serviço de Transporte e a Bio Água, compravam quantidade de inferiores de água, as que eram vendidas paras as escolas. A HM Santos, apesar de ter comprado apenas 330 mil litros de água da CEDAE, chegou a vender para as escolas 1.350.000 litros de água.

Foi decretada as prisões dos quatro acusados, medida deferida pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, 3° Cartório da 3ª Vara Criminal – Duque de Caxias, mandado de prisão nº - 56550-88.2016.8.19.0021, datado em no dia 06/10, pelo crime de Crimes Contra as Relações de Consumo (Art. 7º - Lei 8.137/90); Estelionato (Art. 171 - Cp). Ainda foi expedido um mandado de busca e apreensão do caminhão-pipa, placa KNG-2513, utilizado pelo acusado Raul Junior Nascimento de Souza.

Quem tiver qualquer informação a respeito da localização dos envolvidos nas fraudes, favor denunciar pelos seguintes canais: Whatsapp ou Telegram dos Procurados (21) 96802-1650; pelo facebook/(inbox), endereço: https://www.facebook.com/procurados.org/, pelo mesa de atendimento do Disque-Denúncia (21) 2253-1177, ou pelo aplicativo do DD. O Anonimato é garantido.

Todas as informações sobre o caso estarão sendo encaminhadas para 62ª DP – Imbariê- que está encarregada do inquérito criminal.