26/03/2025
Um deles estava na condição de Evadido do Sistema Prisional desde outubro de 2021.
Equipe do 41º BPM (Colégio), após trabalho de inteligência, monitoramento e informações passadas pelo Disque Denúncia (2253-1177), prenderam em uma operação com Complexo da Pedreira, na Pavuna, Zona Norte do Rio, traficantes ligados a facção criminosa Terceiro Comando Puro (TCP), considerados pelo sistema prisional de “Alta Periculosidade”, Rogério Resende dos Santos, vulgo “Cria”, de 40 anos, chefe do tráfico de drogas pelas Comunidades da Lagartixa e Pedreira e Charles dos Santos Cardoso, vulgo ”Mini”, de 26 anos, considerado frente nas Comunidades da Terra Nostra e Chaves, localizadas em Costa Barros, Zona Norte do Rio.
Quando em patrulhamento de ocupação na localidade conhecida como “Divisa” - Comunidade da Pedreira, e de posse de informações passadas pelo DD, policiais do Grupamento de Ações Táticas (GAT), conseguiram localizar diversos criminosos armados de fuzis que, ao avistarem a aproximação policial, efetuaram diversos disparos de armas de fogo, sendo revidado pelos policiais de forma moderada e proporcional.
Após o cessar fogo e estabilização do terreno foram localizados os dois traficante. Com os dois traficantes foram apreendidos: - 01 Fuzil AK-47, Cal 7.62mm; 04 munições, Cal 7.62mm (intactas); 01 Fuzil AR-10, Cal 7.62mm; 04 munições, Cal 7.62mm (intactas); 01 Fuzil M4 Colt, Cal 5.56mm e 04 munições, Cal 5.56mm (intactas).
Diante dos fatos, todo material apreendido e os criminosos, foram levados à 39ª DP (Pavuna), onde foram autuados pelos crimes de Associação para tráfico de drogas.
Contra o traficante “Mini”, constava um Mandado de Prisão, expedido pela Vara de Execuções Penais (VEP), com pedido de recaptura, por estar na condição de Evadido do Sistema Prisional, desde outubro de 2021, após receber o benefício de Visita Periódica ao Lar (VPL), onde fora condenado a uma pena de 12 anos de reclusão em regime fechado.