20/03/2025
Ocorrência registrada na 50ª DP
A partir de uma denúncia sobre desmatamento em área de preservação permanente recebida pelo programa Linha Verde, do Disque Denúncia (0300 253 1177), policiais militares da Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Juatinga realizaram, nesta quarta-feira (19), fiscalização em um terreno localizado no bairro Mazomba, em Itaguaí, onde identificaram a degradação ambiental de uma área com 150 metros quadrados.
Cumprindo a ordem de policiamento a fim de averiguar a informação, a equipe da 4ª UPAm se deslocou à Rua Engenheiro Ivan Mundim e, quando da chegada ao local mencionado na denúncia, fizeram contato com a moradora. Foram observadas 10 árvores de pequeno e médio porte cortadas, ao lado de uma cachoeira e, quando questionada, ela informou que alugou a casa há alguns dias e que as intervenções teriam sido feitas anteriormente, talvez pelo proprietário, mas não soube precisar. Com base no artigo 38 da lei 9605/98, os policiais procederam à 50ª DP, onde a ocorrência foi registrada.
Para denunciar qualquer crime ambiental no Estado do RJ, a população pode ligar 24 horas, sete dias da semana, para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então utilizar o App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).
LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente