17/03/2025

A denuncia foi cadastrada na manhã desta segunda-feira (17)

Informação do Linha Verde leva Comando de Polícia Ambiental a estourar fábrica clandestina de linha chilena em Bento Ribeiro

Informação do Linha Verde leva Comando de Polícia Ambiental a estourar fábrica clandestina de linha chilena em Bento Ribeiro

O Comando de Polícia Ambiental estourou, na noite desta segunda-feira (17), uma fábrica clandestina para fabricação de linha chilena - quatro vezes mais perigosa do que cerol – em Bento Ribeiro, na zona norte. Os policiais chegaram ao local após uma denúncia recebida pelo Linha Verde (2253 1177) – programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente.

De posse das informações, agentes da Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Pedra Branca procederam à Rua Mathias de Albuquerque onde a denúncia citava o terraço de uma residência e, quando em fiscalização no local, encontraram diversos materiais como maquinário, carretéis e outros apetrechos para fabricação do material. Ao questionarem a proprietária do local, a equipe da 1ª UPAm soube que o material seria do filho, que não mais residia no imóvel. Entre os materiais encontrados, estavam, uma máquina para enrolar linha, cinco carretilhas, quatro tubos de linha chilena, uma máquina para derreter cola e diversos apetrechos utilizados na confecção das linhas chilenas. Todo o material foi recolhido pelos agentes e levado à 30ª DP, onde a ocorrência foi registrada.

Dados do programa Linha Verde mostram que somente nos três primeiros meses do ano, foram cadastradas mais de 120 denúncias envolvendo locais de comercialização, fabricação e utilização de cerol e linha chilena. O número supera as 80 denúncias entre janeiro e março de 2024 e as 37 do mesmo período de 2023. Em todo o ano passado, o programa recebeu 561 informações sobre o tema, que auxiliaram a polícia na apreensão de 256 carretéis e 23 rolos contendo linha chilena, 16 carretilhas, mais de 150 quilos de pó de vidro, além de garrafas e garrafões contendo cerol líquido.

Para denunciar qualquer crime ambiental no Estado do RJ, a população pode ligar 24 horas, sete dias da semana, para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então utilizar o App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente