10/03/2025

Ocorrência na 165ª DP

Polícia flagra supressão de vegetação em Mangaratiba com uso de queimada

Polícia flagra supressão de vegetação em Mangaratiba com uso de queimada

Quando em cumprimento de ordem de policiamento com objetivo de checar informação de crime ambiental recebida pelo programa Linha Verde, do Disque Denúncia (0300 253 1177), policiais militares lotados na 4ª Unidade de Policiamento Ambiental (Juatinga), identificaram nesta segunda-feira (10) a supressão ilegal de vegetação com uso de queimada em Mangaratiba, no Sul Fluminense.

No momento em que a equipe passava pela Rodovia Rio Santos, altura do quilômetro 244, uma grande cortina de fumaça chamou a atenção dos agentes. Ao pararem a fim de diligenciar o local, encontraram um homem que se apresentou aos policiais e confirmou estar realizando a “limpeza” da área, utilizando fogo para supressão da vegetação, degradando cerca de 150 metros quadrados de área. Durante a ocorrência, uma mulher se identificou aos agentes da UPAm Juatinga, informando ter ordenado a queima da área. Com base no artigo 41 da lei 9605/98, os policiais, subordinados ao Comando de Polícia Ambiental, procederam com os dois à 165ª DP, onde a ocorrência foi registrada.

Para denunciar qualquer crime ambiental no Estado do RJ, a população pode ligar 24 horas, sete dias da semana, para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então utilizar o App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente