10/03/2025
Ocorrência registrada na
Nesta segunda-feira (10), cumprindo ordem de policiamento com objetivo de averiguar denúncia de crime ambiental encaminhada pelo Linha Verde (2253 1177) - programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente – p oliciais militares lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Serra da Tiririca, conseguiram apreender três pássaros da fauna silvestre brasileira que eram mantidos em cativeiro dentro de uma residência em Itaboraí, na região metropolitana.
De acordo com os agentes, subordinados ao Comando de Polícia Ambiental, a equipe foi deslocada à Rua Doutor Leal Júnior, no Retiro São Joaquim, onde no endereço denunciado fizeram contato com uma moradora, mãe do possível autor do fato. Ela foi informada sobre a denúncia do Linha Verde e confirmou a existência de um tizil, um coleiro e um trinca ferro, todos sem anilhas de identificação. Durante a diligência, o proprietário dos animais chegou ao local e confirmou não possuir nenhuma documentação necessária para a criação das aves, sendo essas recolhidas e levadas à Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca de Saquarema. A ocorrência foi registrada na 71ªDP, com base no artigo 29 da lei 9605/98.
Para denunciar qualquer crime ambiental no Estado do RJ, a população pode ligar 24 horas, sete dias da semana, para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então utilizar o App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).
LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente