08/03/2025

O serviço tem sido uma ferramenta fundamental no enfrentamento às diversas formas de agressão contra mulheres.

Disque Denúncia Mulher completa 1 ano de atuação no combate à violência contra a mulher

Disque Denúncia Mulher completa 1 ano de atuação no combate à violência contra a mulher

No próximo dia 8 de março, data emblemática do Dia Internacional da Mulher, o Disque Denúncia Mulher completa um ano de atuação na proteção e defesa dos direitos das mulheres. Criado com o objetivo de oferecer um canal seguro e sigiloso para que vítimas e testemunhas possam denunciar casos de violência, o serviço tem sido uma ferramenta fundamental no enfrentamento às diversas formas de agressão contra mulheres.

Desde sua implementação, o Disque Denúncia Mulher recebeu 1.068 denúncias, sendo 912 em 2024, 31.6% a mais do que no ano anterior, quando foram registradas 693 informações; 156 em 2025. Somente em 2024, essas denúncias resultaram na realização de 324 ações de combate à violência contra a mulher, contribuindo diretamente para investigações e a prisão de agressores, além de auxiliar no resgate e acolhimento de mulheres em situação de risco. O serviço funciona 24 horas por dia, garantindo que qualquer pessoa possa denunciar de forma anônima, sem medo de represálias.

A cidade com maior número de denúncias registradas é o Rio de Janeiro, com 411 em 2024 e 78 em 2025, seguido por Nova Iguaçu e Duque de Caxias. Esses números refletem a importância do serviço na proteção das mulheres e no combate à violência de gênero.
Além do acolhimento às denúncias, o programa também tem promovido campanhas de conscientização sobre a importância da prevenção e do enfrentamento à violência doméstica e de gênero. A iniciativa tem contado com o apoio de diversas instituições e organizações da sociedade civil, reforçando a necessidade de um comprometimento coletivo para erradicar esse tipo de crime.

“O Disque Denúncia Mulher representa um avanço significativo na proteção das mulheres. Estamos comprometidos em fortalecer ainda mais essa rede de apoio, garantindo que nenhuma mulher fique sem ajuda”, destaca Cinthia Brum, gerente do programa.

“O primeiro ano do Disque Denúncia Mulher mostra a importância de um canal seguro para que as vítimas possam romper o silêncio. Seguiremos trabalhando para ampliar esse serviço e garantir que cada denúncia seja um passo a mais na luta contra a violência de gênero”, afirma Renato Almeida, Coordenador Geral do Disque Denúncia.
As denúncias podem ser feitas pelo telefone 21 2253-1177 ou pelo aplicativo Disque Denúncia RJ com anonimato garantido. Se você presenciar ou souber de alguma situação de violência contra a mulher, denuncie. Sua atitude pode salvar vidas.