27/02/2025

As aves foram encaminhadas ao CETAS

Informação passada ao Linha Verde ajuda no resgate de 19 pássaros silvestres em Itaocara 

Informação passada ao Linha Verde ajuda no resgate de 19 pássaros silvestres em Itaocara 

Duas denúncias recebidas pelo programa Linha Verde, do Disque Denúncia (0300 253 1177), levaram a polícia a resgatar nesta quinta-feira (27), 19 pássaros da fauna silvestre brasileira de cativeiro em Itaocara, no Norte Fluminense.

De posse da denúncia, agentes do Comando de Polícia Ambiental estiveram na Rua Capitão Lessa, distrito de Jaguarembe e, no imóvel denunciado, encontraram o proprietário que afirmou possuir aves silvestres. Foram encontrados pelos policiais, 10 coleiros, três galos da serra, dois trinca ferros, dois sabiás e dois melros, todos sem anilhas e sem que fosse apresentada a licença necessária para a criação dos pássaros. Com base no artigo 29 da lei 9605/98, a equipe recolheu os animais e procedeu com o responsável à 135ª DP, para o registro da ocorrência. Vale salientar que todos os 19 pássaros da fauna silvestre brasileira foram levados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), em Seropédica, onde serão devolvidos ao habitat natural.

Para denunciar qualquer crime ambiental no Estado do RJ, a população pode ligar 24 horas, sete dias da semana, para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então utilizar o App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente