11/02/2025

Ocorrência registrada na 60ª DP

UPAm Pedra Branca encontra carvoaria clandestina em Duque de Caxias com auxílio de denúncia 

UPAm Pedra Branca encontra carvoaria clandestina em Duque de Caxias com auxílio de denúncia 

Policiais Militares lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Pedra Branca (1ª UPAm), subordinados ao Comando de Polícia Ambiental, de posse de informações encaminhadas pelo programa Linha Verde, do Disque Denúncia (2253 1177), identificaram nesta terça-feira (11) a existência de uma carvoaria clandestina em Duque de Caxias, na baixada fluminense.

De posse da denúncia, a equipe da UPAm procedeu à Rua Castro Alves, bairro São Bento e, no local indicado, encontraram dois fornos de barro que seriam abastecidos com madeiras para queima, um barracão de madeira e um local coberto para o empacotamento do produto. Embora houvesse indícios de pleno funcionamento, não foram encontrados os responsáveis pela atividade. Ainda de acordo com os policiais ambientais, nas proximidades existe uma cancela colocada para impedir a entrada de fiscalizações. Com base no artigo 45 da lei 9605/98, os agentes procederam à 60ª DP, onde a ocorrência foi registrada.

Para denunciar crimes ambientais, a população pode ligar 24 horas, sete dias da semana, para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente