01/02/2025

Ocorrência registrada da Delegacia da Polícia Federal de Macaé

Após denúncia ao Linha Verde, UPAm Desengano interrompe garimpo ilegal de ouro em Trajano de Moraes

Após denúncia ao Linha Verde, UPAm Desengano interrompe garimpo ilegal de ouro em Trajano de Moraes

Policiais Militares lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual do Desengano, com informações do programa Linha Verde, do Disque Denúncia (0300 253 1177) flagraram nesta sexta-feira (31), a extração irregular de ouro ocorrendo na localidade de Visconde do Imbé, as margens do Rio Grande, em Trajano de Moraes, no Centro Fluminense.

De posse da denúncia feita ao Linha Verde, a equipe da 3ª UPAm, ao chegar no local, observou uma balsa flutuante em pleno funcionamento, com dois homens trabalhando em seu interior e outro submerso, mergulhando nas águas com objetivo de realizar extração mineral. Durante as diligências, os agentes fizeram contato com os envolvidos na ação e foram informados de que há três semanas estavam no local, após terem sido contratados para o trabalho. Em contato telefônico com o responsável, o mesmo assumiu ser o responsável pela extração de ouro e informou também não ter nenhuma autorização ou documentação que autorizasse a atividade. No local, a equipe da UPAm Desengano ainda apreendeu três batéias, cinco tapetes utilizados para extração de ouro, quatro roupas de mergulho, uma bateria, um caixa de ferramentas, um cinto de lastro, dois galões de combustível, 12 metros de mangote de 100 mm, 100 metros de corda, um bocal tipo “chupeta” para mergulho, uma máscara de mergulho, duas redes de descanso, 30 metros de mangueira para compressor, um motor estacionário, um compressor, uma esteria de madeira, uma bomba de sucção de quatro polegadas e a balsa de 20 metros quadrados. Diante dos fatos e com base nos artigos 55 da lei 9605/98 e 4º da lei 12.651/12, os policiais procederam com os envolvidos e todo o material à 157ª DP, onde a ocorrência foi apresentada e após análise, registrada na delegacia da Polícia Federal de Macaé.

Para denunciar crimes ambientais, a população pode ligar 24 horas, sete dias da semana, para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente