30/01/2025

Ocorrência registrada na 166ª DP

Polícia Ambiental identifica despejo irregular de esgoto em riacho localizado em Paraty, com ajuda do Disque Denúncia

Polícia Ambiental identifica despejo irregular de esgoto em riacho localizado em Paraty, com ajuda do Disque Denúncia

Policiais Militares lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Juatinga, com informações encaminhadas pelo Disque Denúncia Paraty (0300 253 1177), através do programa Linha Verde – voltado para meio ambiente – realizaram fiscalização nesta quinta-feira (30) no bairro Tarituba, onde flagraram o crime de poluição na Estrada de São Gonçalo.

De posse das informações, a equipe da 4ª UPAm esteve no local, onde os agentes observaram uma água escura com forte odor de esgoto saindo de forma corrente, por um cano de 250 mm de diâmetro ao lado, indo diretamente a um riacho ao lado oposto de algumas residências, sendo que o cano existente passa por baixo da via asfaltada, impossibilitando saber de qual residência estaria saindo o esgoto. Por estar em desacordo com o artigo da lei 9605/98, os policiais procederam à 167ª DP para o registro de ocorrência. Como a distrital estava sem sistema, a equipe da UPAm se deslocou à cidade de Angra dos Reis, onde foi feito o registro na 166ª DP.

Dados do programa Linha Verde mostram aumento de 300% de participação popular nas denúncias de crimes ambientais, comparando janeiro de 2024 e janeiro de 2025, subindo de 7 para 28 denúncias.

Para denunciar crimes ambientais, a população pode ligar 24 horas, sete dias da semana, para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente