28/01/2025

Ocorrência registrada na DPMA

Ilícitos ambientais são flagrados dentro de escola na Barra da Tijuca 

Ilícitos ambientais são flagrados dentro de escola na Barra da Tijuca 

Nesta terça-feira (28), em cumprimento a ordem de policiamento a fim de averiguar denúncia encaminhada pelo programa Linha Verde, do Disque Denúncia (2253 1177), policiais militares da 1ª UPAm (Pedra Branca) identificaram a supressão de vegetação, poluição e falta de licença ambientais em uma escola localizada na Avenida Prefeito Dulcídio Cardoso, na Barra da Tijuca.

Assim que chegaram ao local, a equipe da UPAm, subordinada ao Comando de Polícia Ambiental, foi recebida pela engenheira civil da escola e o engenheiro da empresa que realizada uma obra no local. Durante a fiscalização, os agentes observaram cerca de 100 metros cúbicos de resíduos de construção civil, além de plásticos, pedaços de árvores, ferro, papelão, telha, isopor e gesso, tudo jogado ao solo. Ainda foram encontrados diversos sacos de cimento rasgados, com material exposto ao solo, utilizados na ampliação de pavimentos de estrutura metálica da escola, além de duas podes simples e supressão de vegetação com uso de motosserra. Os policiais da UPAm Pedra Branca informaram ainda que, durante as diligências, não encontraram placas indicativas de licença ou da própria reforma. Diante dos fatos, os agentes procederam à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), onde a ocorrência foi registrada de acordo com o artigo 60 da lei 9605/98.

Para denunciar crimes ambientais, a população pode ligar 24 horas, sete dias da semana, para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente