24/01/2025

Ocorrência registrada na 50ª DP

Diversos crimes contra o meio ambiente são identificados em empresa do ramo de fabricação náutica em Itaguaí, com auxílio do programa Linha Verde 

Diversos crimes contra o meio ambiente são identificados em empresa do ramo de fabricação náutica em Itaguaí, com auxílio do programa Linha Verde 

Nesta sexta-feira (24), em cumprimento a ordem de policiamento a fim de averiguar denúncia do programa Linha Verde (0300 253 1177) – o Disque Denúncia do Meio Ambiente – que trata de atividade potencialmente poluidora, sem licenças ambientais pertinentes, policiais militares da UPAm Juatinga, subordinados ao Comando de Polícia Ambiental, realizaram fiscalização na Vila Geni, em Itaguaí, onde se depararam com a captação irregular de recursos hídricos e armazenamento de substância toxica nociva a saúde.

Segundo a equipe da 4ª UPAm, na Rua Adilson Marques de Carvalho, funcionava uma empresa do ramo de fabricação náutica, que constrói embarcações com utilização de fibra de vidro. No local, foi feito contato com um funcionário que ao ser indagado, fez contato telefônico com o proprietário e o mesmo informou estar providenciando as documentações necessárias, porém, nenhuma autorização foi apresentada aos policiais no momento da fiscalização. Durante diligências, os agentes da UPAm observaram a construção de oito cascos de embarcações de diversos tamanhos e duas formas para construção dos cascos, infringindo o artigo 60 da lei 9605/98, além da utilização de produtos químicos inflamáveis, como monômero de estireno, e depósito do mesmo, estando também em desacordo com a lei 9605/98. Também, durante a fiscalização, foi identificado um poço artesiano em funcionamento, para fins comerciais, porém, nenhuma outorga para o uso foi apresentada, como consta no decreto 46.890/19 SELCA. Dessa forma, os policiais se deslocaram à 50ª DP, onde após perícia, a ocorrência foi registrada.

Para denunciar crimes ambientais, a população pode ligar 24 horas, sete dias da semana, para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente