23/01/2025
Ocorrência registrada na 96ª DP
A partir de uma informação recebida pelo Linha Verde (0300 253 1177) – programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente – que mencionava um terreno próximo a uma madeireira que vinha servindo como lixão e despejo de entulhos, policiais militares estiveram nesta quinta-feira (23) em Paty do Alferes, no Sul Fluminense, onde identificaram a degradação ambiental de uma área com 400 metros quadrados.
De posse da denúncia, os agentes procederam à Rodovia Ary Schiavo, no Barro Branco, onde foram observados dois caminhões basculantes carregados com pedras e saibro, despejando o material no terreno. Dois homens se identificaram como trabalhadores de uma pedreira, informaram aos policiais que o dono de uma madeireira contratou o serviço junto à pedreira e que o local vinha servindo há tempos como despejo do material. Os agentes ainda observaram galhos ed árvores, rochas e outras substâncias minerais nesse “bota fora”, cujo terreno está em uma área de preservação permanente por existir um curso de água próximo. Diante da situação, os policiais procederam à 96ª DP, onde a ocorrência foi registrada de acordo com o artigo 54 da lei 9605/98.
Para denunciar crimes ambientais ao Linha Verde, a população pode ligar 24 horas, sete dias da semana, para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).
LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente