16/01/2025

Ocorrência registrada na 157ª DP

Grande área degradada é encontrada em Trajano de Moraes após uma denúncia sobre desmatamento feita ao programa Linha Verde 

Grande área degradada é encontrada em Trajano de Moraes após uma denúncia sobre desmatamento feita ao programa Linha Verde 

Pelo menos 15 mil metros quadrados de área degradada foram identificados por policiais militares nesta quinta-feira (16) no município de Trajano de Moraes, no Centro Fluminense, com auxílio de uma denúncia recebida pelo programa Linha Verde, do Disque Denúncia (0300 253 1177) na qual mencionava o crime de desmatamento.

De posse das informações, agentes lotados na 3ª UPAm estiveram na Estrada Mãe Rainha com Barra dos Passos, onde no local denunciado identificaram o corte de diversas árvores nativas de pequeno, médio e grande porte, no interior de uma área de preservação permanente, por estar a menos de 30 metros de um curso de água. No terreno, a equipe ainda observou a construção de uma barragem com uso de argila, medindo oito metros de comprimento, dois metros e meio de largura e um metro de altura. Durante as diligências, os policiais fizeram contato com uma pessoa que estava na propriedade e, quando questionada, a mesma informou que os proprietários seriam moradores de Macuco. Com base nos artigos 48 e 60 da lei 9605/98, os agentes da 3ª UPAm procederam à 157ª DP, onde a ocorrência foi registrada.

Para denunciar crimes ambientais ao Linha Verde, a população pode ligar 24 horas, sete dias da semana, para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente