15/01/2025
Ocorrência registrada na projeção da 166ª DP
Um camping selvagem, montado de maneira ilegal, foi encontrado nesta quarta-feira (15) por policiais militares da 4ª UPAm, na Praia de Lopes Mendes, na Ilha Grande, em Angra dos Reis, após uma denúncia recebida pelo Linha Verde (0300 253 1177) – programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente.
Segundo os agentes lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Juatinga, subordinados ao Comando de Polícia Ambiental, a informação do Linha Verde dava conta de que uma pessoa vinha extraindo madeira e desmatando a flora da região, montando um camping, poluindo inclusive o terreno, com dejetos lançados ao solo. De posse então da denúncia, os policiais se dirigiram à Praia, próximo a localidade da “trilha da aroeira”, onde observaram indícios de desmatamento, lixo e restos de roupas despejados em área da Unidade de Conservação. Foi feito patrulhamento no local com a finalidade de encontrar possível responsável, porém no momento da fiscalização a equipe não obteve sucesso, tampouco localizou placas com autorizações. A ocorrência foi registrada na projeção da 166ª DP, na Ilha Grande, com base nos artigos 40 e 54 da lei 9605/98.
Dados do programa Linha Verde mostram aumento de quase 59% no número de denúncias sobre ilícitos ambientais em Angra dos Reis se comparado os anos de 2023 e 2024. Somente nos primeiros 15 dias deste ano, foram cadastradas 17 denúncias envolvendo meio ambiente.
Para denunciar crimes ambientais ao Linha Verde, a população pode ligar 24 horas, sete dias da semana, para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).
LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente