14/01/2025
O número de denúncias aumentou 23% após a volta do funcionamento 24 horas
Entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2024, o Disque Denúncia contabilizou 93.317 denúncias registradas em sua central de atendimento, um aumento de aproximadamente 23% em relação ao ano de 2023, quando foram recebidas 75.872 denúncias.
Em junho de 2024, o Disque Denúncia firmou parceria com a CIVITAS (Central de Inteligência, Vigilância e Tecnologia de Apoio a Segurança Pública), com o objetivo de apoiar, por meio de informações, as forças de segurança estaduais e os órgãos municipais. Após 8 anos funcionando com horário reduzido, o Disque Denúncia voltou a funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana, com o fundamental apoio financeiro da Prefeitura do Rio.
Importantes informações anônimas fornecidas pela população, ao Disque Denúncia, ajudaram as polícias do Rio na prisão de 1.391 criminosos e na captura de 333 foragidos da Justiça, inclusive de outros estados do Brasil, com a divulgação do Programa Procurados. 6,62 toneladas de drogas foram apreendidas, 1.003 armas de fogo, incluindo fuzis, além de 26 mil munições, foram recolhidas das mãos de marginais. Mais de 4 mil toneladas de barricadas foram retiradas das ruas.
Ao todo, 370 veículos foram recuperados no estado e 1.362 máquinas do tipo caça-níqueis foram recolhidas, 9,2 toneladas de cabos e fios de cobre foram apreendidas. Cargas roubadas, de diversos tipos, avaliadas em R$ 734 mil foram recuperadas pela polícia após receberem informações do Disque Denúncia.
O Linha Verde do Disque Denúncia, programa voltado para o recebimento de denúncias sobre crimes ambientais, ajudou a identificar mais de 576 mil metros quadrados de área degradada, a resgatar cerca de 1.500 animais silvestres de cativeiros clandestinos, a aprender mais de 7 toneladas de carvão e 1 tonelada de Tainha pescada em período de defeso.
O programa Disque Denúncia Mulher tem o objetivo de combater, de forma efetiva e segura, as diversas formas de violência contra a mulher, fornecendo um canal acessível e anônimo para que vítimas e testemunhas possam denunciar abusos e violências de gênero. Em 2024 foram recebidas 912 denúncias, 31.6% a mais do que no ano anterior, quando foram registradas 693 informações. Só no ano passado, 324 denúncias de violência contra a mulher, feitas ao Disque Denúncia, geraram ações efetivas.
O Desaparecidos, do Disque Denúncia, ajudou a encontrar com a divulgação de cartazes na imprensa e nas redes sociais, 169 pessoas, entre crianças, jovens e idosos.
O DD Cidades, que é um projeto do Instituto MovRio com o objetivo de integrar a população na segurança pública dos municípios, fomentando a participação popular local, atualmente, está presente nos municípios de Angra dos Reis, Niterói, Maricá e Paraty. Em 2024, os quatro municípios somaram 5.200 denúncias registradas, 50 armas apreendidas, incluindo fuzis, 57 quilos de drogas e 93 criminosos presos.
Renato Almeida, presidente do Instituto MovRio e coordenador-geral do Disque Denúncia acrescentou: “A colaboração da população que liga para o Disque Denúncia é fundamental para o sucesso do programa. Os resultados mostram, por si só, que a sociedade conhece e confia no trabalho que o Disque Denúncia realiza há 30 anos.”