13/01/2025

O pássaro foi encaminhado ao CETAs

Trinca ferro é resgatado de cativeiro em Marechal Hermes 

Trinca ferro é resgatado de cativeiro em Marechal Hermes 

Nesta segunda-feira (13), a partir de uma informação repassada pelo programa Linha Verde, do Disque Denúncia (2253 1177), policiais militares do Comando de Polícia Ambiental, apreenderam um trinca ferro mantido em cativeiro sem licença no bairro de Marechal Hermes.

De posse da denúncia, a equipe da 1ª UPAm esteve em um imóvel na Rua Gravata, onde no local, em contato com o morador, foi possível observar a existência de seis pássaros acondicionados em gaiolas, sendo 5 desses (duas calopsitas, dois periquitos e um canário belga), considerados exóticos, onde é permitida a criação, além de um trinca ferro, esse sim silvestre. Como o morador não apresentou a documentação exigida para a criação, os agentes recolheram o pássaro e procederam à 30ª DP, onde a ocorrência foi registrada. Vale salientar que a ave foi levada ao CETAS, em Seropédica, onde passará por tratamento e será devolvida ao habitat natural.

Para denunciar crimes ambientais ao Linha Verde, a população pode ligar 24 horas, sete dias da semana, para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente