04/01/2025
Ocorrência registrada na 156ª DP
Uma denúncia sobre desmatamento florestal recebida pelo Linha Verde (0300 253 1177) – programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente, levou uma equipe da 3ª UPAm, subordinada ao Comando de Polícia Ambiental, a constatarem neste sábado (04) a veracidade das informações, identificando uma área degradada com cerca de 10 mil metros quadrados em Santa Maria Madalena, no Centro Fluminense.
Em cumprimento a ordem de policiamento a fim de averiguar a denúncia, policiais lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual do Desengano procederam à localidade Terras Frias, onde encontraram o terreno do sítio denunciado, que se encontra em uma área de preservação permanente, por estar próxima a um curso d´água. Quando em fiscalização, os agentes encontraram diversas árvores nativas de pequeno, médio e grande porte cortadas com auxílio de uma motosserra e perceberam que o tronco das árvores havia sido envenenado. Durante diligências, identificaram o proprietário do local que, ao ser indagado, informou não possuir a documentação necessária para o corte, tampouco autorização para uso da motosserra. Diante da situação, a equipe se deslocou, juntamente com o acusado à 156ª DP, onde foi confeccionado um auto de constatação, ficando a motosserra apreendida. A ocorrência foi registrada com base nos artigos 38, 48 e 51 da lei 9605/98, além do artigo 4º da lei 12.651/12.
Para denunciar crimes ambientais ao Linha Verde, a população pode ligar 24 horas, sete dias da semana, para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).
LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente