23/12/2024
Após receberem informações do Disque Denúncia apontando o local onde a quadrilha estava, os policiais conseguiram identificar e prender todos
Na tarde de quinta-feira (19), a Polícia Civil prendeu 24 pessoas envolvidas em fraudes de empréstimos consignados no Centro do Rio de Janeiro.
A ação, realizada pela 1ª DP (Praça Mauá), ocorreu após uma investigação conduzida pelo setor de inteligência da polícia, além de informações recebidas pelo Disque Denúncia.
De acordo com a apuração, duas empresas estavam por trás da fraude, operando em um escritório na Rua México, onde funcionava um “call center” especializado em enganar clientes, especialmente idosos e pensionistas do INSS, de diversos estados.
Os 24 funcionários do local induziam as vítimas a contrair empréstimos consignados, fazendo-as acreditar que possuíam dívidas inexistentes, como de cartões de crédito ou outras pendências financeiras.
Após convencer as pessoas a assinarem contratos em escritórios de outros estados, os golpistas tomavam as quantias emprestadas, transferindo a maior parte do valor para suas próprias contas e pagando apenas uma pequena parte aos clientes, sob a falsa promessa de uma “bonificação”.
As vítimas só descobriam a fraude ao serem notificadas sobre o débito das parcelas do empréstimo, descontadas diretamente de seus benefícios. Durante a operação, a polícia realizou uma perícia no local e apreendeu computadores e uma grande quantidade de documentos.
Fonte: CNN