18/12/2024
Ocorrência registrada na 56ª DP
Policiais Militares do Comando de Polícia Ambiental, com objetivo de averiguar denúncia recebida pelo Linha Verde (2253 1177) – programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente sobre criação e comércio de animais silvestres, estiveram nesta quarta-feira (18) no município de Nova Iguaçu, na baixada fluminense, onde constataram a guarda ilegal de duas maritacas, um tizil, um coleiro e um trinca ferro. O fato ocorreu na Rua Vinte e Sete de Abril, em Austin.
Cumprindo ordem de policiamento, a equipe da UPAm Pedra Branca procedeu ao endereço, onde no local foi recebida pelo suspeito mencionado na denúncia. Com a autorização do mesmo, os policiais adentraram a residência, onde avistaram as aves, todas sem anilhas de identificação ou sem que o responsável apresentasse as documentações para a criação. Diante dos fatos, os agentes procederam à 56ª DP, onde a ocorrência foi registrada de acordo com o artigo 29 da lei 9605/98, sendo que a autoridade policial entendeu por deixar os animais com o próprio responsável, como fidel depositário.
Para denunciar crimes ambientais ao Linha Verde, a população pode ligar 24 horas, sete dias da semana, para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).
LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente