12/12/2024

Ocorrência registrada na DPMA

Polícia Ambiental flagra crime de poluição em empresa localizada em São Cristóvão 

Polícia Ambiental flagra crime de poluição em empresa localizada em São Cristóvão 

A partir de uma denúncia recebida pelo Linha Verde (2253 1177) – programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente – sobre o crime de poluição, policiais militares da 1ª UPAm estiveram nesta quinta-feira (12) no bairro de São Cristóvão, na zona norte, onde uma empresa operava sem as licenças necessárias.

De posse da denúncia, uma equipe lotada na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Pedra Branca se dirigiu à Rua Monsenhor Manuel Gomes, onde funciona uma empresa de aluguel de andaimes. Ao serem autorizados para realizarem fiscalização, os agentes identificaram uma área externa com diversos tonéis contendo óleo lubrificante exposto ao tempo, contaminando o solo e questionaram uma pessoa que estava no local acerca da licença necessária para a atividade. Como nenhuma autorização foi apresentada, os policiais procederam à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), onde a autoridade policial capitulou a ocorrência com base no artigo 60 da lei 9605/98.

Para denunciar crimes ambientais ao Linha Verde, a população pode ligar 24 horas, sete dias da semana, para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente