12/12/2024
Após registro de ocorrência, as aves foram encaminhadas ao CETAS
Policiais Militares do Comando de Polícia Ambiental, de posse de informações do programa Linha Verde (2253 1177) sobre criação de pássaros silvestres, apreenderam nesta quinta-feira (12) sete pássaros dentro de sete gaiolas, no município de Magé, na baixada fluminense.
Os policiais lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Pedra Branca (1ª UPAm), ao receberem a denúncia, se deslocaram à Rua Santa Rosa, na Capela Santo Aleixo e, chegando ao imóvel denunciado, fizeram contato com a moradora a fim de realizar a fiscalização. De acordo com os agentes, a mesma confirmou a existência das aves, provenientes de vendas e caças na região, mas informou pertencer ao marido, que não se encontrava. Durante as diligências, foram identificados três coleiros, dois pixoxó, um tizil e um tico tico, todos sem anilhas de identificação. Neste momento, o responsável pelos pássaros chegou ao imóvel e, ao ser questionado sobre a documentação das aves, informou não possuir, sendo então encaminhado à 65ª DP, onde a ocorrência foi registrada. Vale ressaltar que todos os animais foram recolhidos e transportados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), em Seropédica, onde após tratamento serão devolvidos ao habitat natural.
Para denunciar crimes ambientais ao Linha Verde, a população pode ligar 24 horas, sete dias da semana, para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).
LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente