10/12/2024
Ocorrência registrada na 52ª DP
Nesta terça-feira (10), com informações encaminhadas pelo programa Linha Verde, do Disque Denúncia (2253 1177) que mencionava a existência de uma clínica de tanatopraxia, cujos dejetos dos corpos vinham sendo despejados em um esgoto improvisado que caia em um valão próximo, policiais militares do Comando de Polícia Ambiental, estiveram em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, onde constataram alguns ilícitos.
Em diligência na Rua Luís Sobral, os agentes lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Pedra Branca, após contato com a responsável pelo local e já em fiscalização, observaram a chegada de um caminhão de coleta de lixo urbano da Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu, com materiais infectantes e resíduos relativos ao tratamento de corpos. Ao ser questionada, a mesma teria informado que vai apurar qual o funcionário realizou o descarte irregular e, quanto ao motorista do caminhão, ele explicou que apenas coleta o lixo urbano, mas não verifica o material coletado. De acordo com a equipe da 1ª UPAm, toda a documentação do local foi reunida e encaminhada à 52ª DP, para o registro da ocorrência, mas, no momento em que a autoridade policial apurava os fatos, uma outra pessoa, encarregada da empresa coletora do material, foi vista incentivando o motorista a fraudar o depoimento durante o registro da ocorrência. Após análise na delegacia, o registro foi capitulado com base no artigo 54 da lei 9605/98.
Para denunciar crimes ambientais ao Linha Verde, a população pode ligar 24 horas, sete dias da semana, para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).
LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente