09/12/2024

Ocorrência registrada na 136ª DP

Crime de poluição é identificado em Santo Antônio de Pádua com ajuda de informações do programa Linha Verde 

Crime de poluição é identificado em Santo Antônio de Pádua com ajuda de informações do programa Linha Verde 

A partir de uma denúncia recebida pelo Linha Verde (0300 253 1177) – programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente – que mencionava um terreno que servia como depósito irregular de lixo, policiais militares estiveram nesta segunda-feira (09) em Santo Antônio de Pádua, no Noroeste Fluminense, onde identificaram a existência de uma reciclagem sem licença no bairro Divinéia.

De posse das informações, agentes da 3ª UPAm procederam à Estrada Pádua x Monte Alegre, ao lado da Pedra Paraíso, onde no local fizeram contato com a proprietária. Foi observado pelos policiais que o estabelecimento estava a menos de 30 metros do leito do Rio Pomba, sendo que o material despejado fica diretamente ao solo e ao ar livre, não tendo nenhum tipo de impermeabilização do terreno. Ainda de acordo com a equipe, a dona do local não apresentou nenhuma licença ambiental para operar, sendo mostrado apenas o alvará de funcionamento e CNPJ. Diante dos fatos e com base nos artigos 60 da lei 9605/98 e 4º da lei 12.651/12, os policiais da UPAm se deslocaram à 136ª DP, onde a ocorrência foi registrada.

Para denunciar crimes ambientais ao Linha Verde, a população pode ligar 24 horas, sete dias da semana, para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente