06/12/2024
A ave foi encaminhada ao CETAS
Nesta sexta-feira (06), policiais militares do Comando de Polícia Ambiental, apreenderam um trinca ferro, em Santa Cruz, na zona oeste.
De posse de uma denúncia recebida através do programa Linha Verde, do Disque Denúncia (2253 1177), os agentes da 1ª UPAm se deslocaram à residência denunciada, na Avenida Brasil, onde foram recebidos pela esposa do acusado. Quando em diligência, os policiais, ao questionarem a mesma a respeito da denúncia, foram informados de que havia um trinca ferro na residência, sem anilhas de identificação e que a ave seria de seu marido. Após contato com o mesmo, os policiais souberam que não havia nenhuma documentação que autorizasse a criação da ave por parte do acusado e, desta forma, recolheram o trinca ferro e se deslocaram à 36ª DP para o registro da ocorrência. Vale ressaltar que o pássaro foi levado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), em Seropédica, onde será reintroduzido ao habitat natural.
Para denunciar crimes ambientais ao Linha Verde, a população pode ligar 24 horas, sete dias da semana, para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).
LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente