25/11/2024

As aves foram levada ao CETAS

Cinco aves são apreendidas após denúncia em Cantagalo

Cinco aves são apreendidas após denúncia em Cantagalo

Cinco pássaros da fauna silvestre brasileira foram resgatados de cativeiro nesta segunda-feira (25), no município de Cantagalo, no centro fluminense. Policiais Militares foram ao local após receberem denúncia do Linha Verde (0300 253 1177) – programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente – que mencionava a criação sem que os pássaros possuíssem qualquer anilha de identificação.

Munidos com as informações, agentes do Comando de Polícia Ambiental procederam à Quinta dos Lontras, onde realizaram fiscalização no imóvel denunciado, localizado na Rua Oscar Henrique Monteiro. A equipe lotada na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual do Desengano (3ª UPAm), durante fiscalização, encontrou um coleiro, um trinca ferro, um pixoxó e um galinho da serra, todos sem anilhas e sem que o responsável apresentasse as licenças necessárias para a criação. Com base no artigo 29 da lei 9605/98, os policiais militares se deslocaram com o acusado à 153ª DP, onde a ocorrência foi registrada. As aves, por sua vez, foram recolhidas e encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), em Seropédica, onde serão reintroduzidos ao habitat natural após tratamento.

Para denunciar crimes ambientais ao Linha Verde, a população pode ligar 24 horas, sete dias da semana, para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente