Ocorrência registrada na 157ª DP
Nesta terça-feira (19) após uma denúncia feita ao Linha Verde (0300 253 1177) – programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente, que mencionava o aterro irregular para a construção de uma residência, policiais militares do Comando de Polícia Ambiental estiveram no município de Trajano de Moraes, no Norte Fluminense, onde constataram a existência de crimes ambientais degradando cerca de 400 metros quadrados de área.
De posse das informações do Linha Verde, agentes da 3ª Unidade de Policiamento Ambiental procederam à RJ 174, na saída de Trajano de Moraes, sentido Visconde de Imbé, onde próximo a uma vidraçaria, encontraram a construção de um muro construído em alvenaria, de 140 metros quadrados, além da movimentação de solo a uma distância inferior a 30 metros de um curso hídrico, o que caracteriza uma área de preservação permanente. Os policiais militares da UPAm Desengano então, quando em fiscalização, questionaram o pedreiro que se encontrava no local a respeito da autorização do órgão competente, mas nenhum documento foi apresentado. Diante da situação e com base nos artigos 60 da lei 9605/98 e 4º da lei 12.651/12, os agentes se deslocaram à 157ª DP, onde a ocorrência foi registrada.
Para denunciar crimes ambientais ao Linha Verde, a população pode ligar 24 horas, sete dias da semana, para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).
LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente