04/10/2024

Segundo os agentes, foi solicitada a perícia para o local

CPAm flagra despejo de restos de animais abatidos e em decomposição ao solo, poluindo rio em Bangu

CPAm flagra despejo de restos de animais abatidos e em decomposição ao solo, poluindo rio em Bangu

Policiais Militares lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Pedra Branca, subordinados ao Comando de Polícia Ambiental, estiveram nesta sexta-feira (04) no bairro de Bangu, na zona oeste, onde flagraram indícios de crimes ambientais em um terreno localizado na Estrada Guandu do Sena. Uma denúncia encaminhada pelo programa Linha Verde, do Disque Denúncia (2253 1177) os levou ao local.

De posse das informações que mencionavam caminhões despejando materiais ao solo, provenientes de animais abatidos e em estado de decomposição, cujo chorume se espalhava pela rua, os policiais da 1ª UPAm chegaram ao local, onde um portão estava fechado e sem nenhum responsável. Prosseguindo na diligência, a equipe identificou que a lateral do terreno é aberta e, assim que adentraram, observaram o desvio de curso de água de um afluente do Rio Guandu-Mirim, além do despejo de esgoto no próprio rio vindo de um banheiro. Ainda segundo os policiais da UPAm, havia dois contêineres frigoríficos com grande quantidade de carnes estragadas, restos de ossos, onde o chorume também era lançado no afluente do Rio Guandu-Mirim e um possível furto de energia. Diante do que fora encontrado, a equipe procedeu à delegacia, onde foi solicitada a perícia e a ocorrência registrada.

Para denunciar crimes ambientais, a população pode ligar 24 horas, sete dias da semana, para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente