Somente em Setembro, foram cadastradas 117 denúncias sobre queimadas
Uma denúncia sobre queimada feita ao Linha Verde (0300 253 1177) – programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente – levou a polícia militar ambiental nesta sexta-feira (20) ao município de Rio Claro, onde foi identificada a degradação ambiental de uma área com 4 mil metros quadrados na localidade de Passa Três, em decorrência de queimadas.
Em cumprimento a ordem de policiamento com objetivo de averiguar a denúncia, os agentes da Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Juatinga, procederam à Rua Maria Rita Barbosa, São Joaquim da Grama, onde, após contato com alguns moradores, foi indicado o correto local de mata onde houve uma queima que se expandiu pela localidade, causando transtorno a população. No local, os policiais militares constataram o que citava a denúncia, já que foram encontrados indícios da queima irregular, porém sem que houvesse placas alusivas com as intervenções ali realizadas. Os moradores não souberam informar quem seria o responsável pelo ato criminoso e, após registros fotográficos, a equipe da 4ª UPAm se dirigiu à 168ª DP, onde após perícia, a ocorrência foi registrada.
Desde o início do ano, o programa Linha Verde já cadastrou 466 denúncias de queimadas em todo o Estado, sendo 117 somente neste mês de setembro.
Para denunciar crimes ambientais,a população pode ligar 24 horas, sete dias da semana, para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).
LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente