As aves foram levadas para o CETAS em Seropédica
Doze pássaros da fauna silvestre brasileira foram resgatados de cativeiro nesta quinta-feira (19) no município de Itaocara, após policiais terem ido averiguar informações encaminhadas pelo programa Linha Verde (0300 253 1177) do Disque Denúncia, sobre existência de crime contra a fauna.
De posse da denúncia, agentes lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual do Desengano procederam ao bairro Jaguarembé de Baixo, onde na Rua da Oricana, realizaram fiscalização. No imóvel, foram recebidos por um homem que informou ser irmão do acusado e o mesmo autorizou a entrada dos policiais. Foram encontrados sete coleiros, três corrupiões, um sabiá do campo e um trinca ferro, todos sem anilhas de identificação junto ao IBAMA. AO ser questionado a respeito das licenças necessárias para a criação das aves, ele informou que o irmão, responsável pelos animais, não estaria em casa no momento da fiscalização e que não saberia informar sobre a existência do documento. Diante dos fatos e com base no artigo 29 da lei 9605/98, os policiais da 3ª UPAm recolheram os animais e procederam à 135ª DP, onde a ocorrência foi registrada. Todas as aves serão encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), em Seropédica, onde após tratamento serão devolvidos ao habitat natural.
Para denunciar crimes ambientais ao Linha Verde, a população pode ligar 24 horas, sete dias da semana, para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).
LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente