Disque Denúncia


APP do Disque Denúncia completa 1 mês de funcionamento


O aplicativo já está disponível para o sistema IOS, na Apple Store.

01/09/2016
APP do Disque Denúncia completa 1 mês de funcionamento

Desde o seu lançamento (01/08), o aplicativo para denúncias do Disque Denúncia já recebeu 336 informações sobre diferentes crimes no Rio de Janeiro. Todas as denúncias foram encaminhadas aos órgãos de segurança pública para serem investigadas. 

Entre os assuntos mais denunciados estão o tráfico de drogas (somando 171 denúncias) seguido de violência contra a mulher, extorsão simples, veículos abandonados, roubo de veículos, assaltos a transeuntes, maus tratos aos animais, obstrução de vias públicas e barulho.

Ao todo, neste primeiro mês, foram realizados 748 downloads do app.

Para o segundo mês de funcionamento do aplicativo, o Disque Denúncia traz mais uma novidade. A partir de hoje (01), o aplicativo também encontra-se disponível para o sistema IOS - sistema operacional móvel da Apple Inc. desenvolvido originalmente para o iPhone e também usado em iPod touch, iPad e Apple TV. Até então, o aplicativo estava disponível apenas para o sistema Android.
 


 

Para ambos os sistemas, uma das principais características da ferramenta é garantir o anonimato do denunciante. O coordenador do Disque Denúncia, Zeca Borges, esclarece que pela nova plataforma é possível anexar fotos e vídeos às denúncias. Após a realização da denúncia via aplicativo, a informação passa por uma análise, vai para o mesmo banco de dados do Disque Denúncia e em seguida é difundida às autoridades da forma que é feita há 21 anos.

Pensando na segurança do usuário, o aplicativo poderá ser baixado de forma gratuita e deletado quantas vezes quiser, ou seja, ele pode baixar a ferramenta, fazer a denúncia e remover o aplicativo do sistema.
 

Veja como funciona: 
 

1) Após baixar o aplicativo, ele será instalado e o ícone de acesso se encontrará em sua lista de aplicativos.

2) Ao clicar no ícone do app, essa será a página visualizada. O usuário poderá optar pela denúncia feita pela forma tradicional por telefone, ou denunciar pelo próprio aplicativo. 
 


 

3) Se o usuário optou por denunciar via aplicativo, nessa tela ele poderá escolher o assunto que irá denunciar (terrorismo, homicídio, tráfico de drogas, roubo de cargas, roubo de veículos, criminosos procurados, esconderijo de armas e violência doméstica) e escrever o relato do crime que irá denunciar.
 


4) Depois de relatar a denúncia, na próxima tela, o usuário deverá adicionar informações sobre o local onde o crime denunciado está ocorrendo. 
 


5) Essa próxima etapa é opcional e será possível descrever e identificar as pessoas envolvidas na denúncia.
 


6) Ao contrário da denúncia feita por telefone, nessa etapa o usuário poderá incluir fotos e vídeos sobre aquilo que ele está relatando.
 


7) Esse é o último passo. O usuário poderá checar as informações e após declarar que a denúncia não é emergencial, ele deverá pressionar o “enviar denúncia” e pronto. A partir daí, ela chega ao ban​c​o de dados do Disque Denúncia, onde após filtragem, será difundida às autoridades.
 


Continue denunciando qualquer crime através do Disque-Denúncia, pelo telefone 2253-1177. 
Ajude a polícia, ajude o Rio de Janeiro. 
Denuncie!
O anonimato é garantido.