Ocorrência registrada na 167ª DP
Nesta sexta-feira (23), a partir de uma denúncia de crime ambiental recebida pelo Disque Denúncia (0300 253 1177), através do programa Linha Verde, policiais militares da 4ª Unidade de Policiamento Ambiental, identificaram 350 metros quadrados de área degradada por conta do corte de talude próximo a uma cachoeira na Graúna, Paraty, no Sul Fluminense.
Quando em deslocamento com objetivo de cumprir a ordem de policiamento, os agentes da UPAm Juatinga chegaram à Estrada da Graúna, onde constataram o crime ambiental. O responsável pelo terreno se apresentou aos policiais mas informou não possuir nenhuma autorização ambiental para as intervenções realizadas no local. Desta forma, foi convidado a acompanhar a equipe até à 167ª DP, onde foi autuado e liberado.
Desde o início do ano, o programa Linha Verde cadastrou 133 denúncias de crimes ambientais na cidade de Paraty, o mesmo número de todo o ano passado, mostrando que a participação popular vem aumentando após a parceria firmada em Abril entre o município de Paraty e o Disque Denúncia e que o paratiense está mais consciente no que tange a percepção dos crimes ambientais.
Em Paraty, a população pode denunciar 24 horas, durante os sete dias da semana, crimes contra o meio ambiente ao Linha Verde, do Disque Denúncia através do telefone (21) 2253-1177 e 0300 253 1177,- ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).
LINHA VERDE, o DisqueDenúncia do Meio Ambiente