Ocorrência registrada na DPMA
Na quinta-feira (08), a partir de um denúncia feita ao Linha Verde (2253 1177) – programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente - sobre uma rede de distribuição envolvendo linhas chilenas e balões, policiais da UPAm Pedra Branca, em conjunto com agentes da UPP Lins, apreenderam diversos materiais utilizados na confecção desses tipos de artefatos, no Lins de Vasconcelos, na zona norte.
De posse da denúncia, os agentes estiveram na Rua Baronesa de Uruguaiana, na comunidade Morro do Amor, onde no imóvel denunciado, os policiais da 1ª UPAm encontraram um balão de cinco metros com uma bandeira, apetrechos de cerâmica para confecção de linha chilena, dois carretéis contendo linha chilna, um saco de cinco quilos de amido de milho, dois sacos pequenos com cola em granulado, uma mesa com mortor acoplado para enrolar linha, um apetrecho conhecido como “submarino” para confecção de linha chilena, um pote com material em pó desconhecido e outra mesa para enrolar linha. O responsável foi conduzido à DPMA onde permaneceu preso, aguardando audiência de custódia.
Para denunciar crimes ambientais ao Linha Verde, a população pode ligar 24 horas, sete dias da semana, para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).
LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente