As aves foram transportadas ao CETAS, em Seropédica
Uma denúncia ao Linha Verde (2253 1177) – programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente – levou a polícia militar ambiental a resgatar nesta sexta-feira (09), 16 aves da fauna silvestre brasileira mantidas em cativeiro no bairro Agostinho Porto, em São João de Meriti, na baixada fluminense.
De posse da denúncia, policiais da Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Pedra Branca foram à Rua Coelho da Rocha, onde, durante a fiscalização identificaram diversas gaiolas penduradas nas paredes das casas localizadas no terreno. Segundo os agentes, foram encontrados sete canários da terra, dois coleiros, dois xanxão, um melro preto, um sanhaçu, um trinca ferro, um azulão e um papagaio. Como os responsáveis não apresentaram nenhuma licença ambiental para a criação dos animais, os próprios foram encaminhados à 64ª DP e, após a ocorrência, as aves foram levadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), onde após tratamento serão devolvidas ao habitat natural.
Para denunciar crimes ambientais ao Linha Verde, a população pode ligar 24 horas, sete dias da semana, para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).
LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente