As aves foram encaminhadas ao CETAS
Seis trinca ferros, três coleiros e um tico tico, foram resgatados nesta sexta-feira (02) de cativeiro em Barra do Piraí, no Sul Fluminense. Policiais Militares chegaram ao local onde as aves estavam após denúncias sobre guarda ilegal de pássaros silvestres feitas ao Linha Verde (0300 253 1177) – programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente.
De posse das denúncias, os agentes foram à Rua F, no bairro Roseira, onde havia um terreno com várias casas. No início da rua, foram avistadas duas gaiolas contendo um trinca ferro e um tico tico, todos sem anilhas. Pessoas próximas não souberam informar aos policiais quem seriam os responsáveis. Em outra residência, os agentes identificaram mais uma gaiola com trinca ferro na varanda e, em outro imóvel, foram localizados mais três trinca ferros. Segundo vizinhos, os responsáveis pelos pássaros não estavam no local e, diante das informações, os militares recolheram os animais e procederam à 88º DP, onde a ocorrência foi registrada. Na distrital, um dos proprietários se apresentou, informando possuir ainda três coleiros e mais um trinca ferro, todos sem documentações. As aves foram apreendidas e encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), em Seropédica, onde após tratamento serão devolvidos ao habitat natural.
Para denunciar crimes ambientais ao Linha Verde, a população pode ligar 24 horas, sete dias da semana, para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).
LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente