19/07/2024

A ideia era conhecer o funcionamento do Disque Denúncia, que funciona há 29, e das instituições que atuam na Segurança Pública no estado. 

Disque Denúncia recebe visita de delegação da Segurança Pública da República Dominicana e de integrantes do Consulado Geral no Rio

Disque Denúncia recebe visita de delegação da Segurança Pública da República Dominicana e de integrantes do Consulado Geral no Rio

O Disque Denúncia recebeu nessa semana, uma delegação de Segurança Pública da República Dominicana, acompanhada do seu Cônsul-Geral  no Rio de Janeiro, Roberto Rubio. A visita aconteceu em continuidade ao Processo de implantação dessa ferramenta no país Dominicano, após, em outubro de 2023, ser assinada a Carta de Intenção, entre o Governo da República Dominicana e o Instituto MOVRIO, responsável pela gestão do Disque Denúncia.

Guilherme Lima, Superintendente operacional do Disque Denúncia, encarregou-se de mostrar o trabalho desenvolvido pelo serviço, que há 29 anos conta com a participação da população do Estado do Rio de Janeiro, fornecendo informações anônimas, para ajudar a polícia na elucidação de crimes, na localização de criminosos e no paradeiro de pessoas desaparecidas. 


A equipe operacional do Disque Denúncia acompanhou, entre segunda e sexta-feira (15 até 19), a visita organizada e coordenada pelo Consulado do país no Rio de Janeiro e pela Presidência do Instituto MOVRIO, dos integrantes da comitiva Dominicana à Secretaria de Estado de Segurança Pública, à sede da Superintendência da Polícia Federal, ao Centro de Operações Rio, à Central de Inteligência, Vigilância e Tecnologia de Apoio a Segurança Pública (Civitas), ao Centro de Inteligência de Comando e Controle (CICC), ao  Batalhão de Operações especiais (BOPE), ao Grupamento Aeromóvel da PMERJ, Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) e, também, conheceram os Programas Segurança Presente e Patrulha Maria da Penha, ambos integrados por policiais militares do Estado do Rio de Janeiro, além do projeto da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) na Cidade.

Para Renato Almeida, Presidente do Instituto MovRio, este é mais um passo importante para o Disque Denúncia do Rio e para a sociedade. “O Programa é referência de sucesso e credibilidade na área de segurança pública. No passado, já tivemos sucessos como esse, quando implementamos o programa em Córdoba, na Argentina e em Santiago, no Chile”.