Disque Denúncia


UPAm identifica corte de árvores sem licença dentro de área de preservação permanente em Paraty


Ocorrência registrada na 167ª DP

10/07/2024
UPAm identifica corte de árvores sem licença dentro de área de preservação permanente em Paraty

A 4ª Unidade de Policiamento Ambiental identificou nesta quarta-feira (10) o corte de diversas árvores em área de preservação permanente no município de Paraty, na Costa Verde. Os agentes chegaram ao local após informações repassadas pelo Disque Denúncia Paraty (0300 253 1177) através do programa Linha Verde, específico para denunciar crimes contra o meio ambiente.

De posse das informações, os agentes da UPAm Juatinga, subordinados ao Comando de Polícia Ambiental, realizaram fiscalização em um terreno na Estrada do Coriscão, onde constataram o ilícito dentro da zona de amortecimento do Parque Nacional da Serra da Bocaina, degradando cerca de 100 metros quadrados de área. O responsável, que se apresentou como proprietário do terreno, informou ter efetuado o corte de diversas árvores de pequeno e médio porte com a finalidade de diminuir a quantidade de animais peçonhentos próximos de uma escola, além da construção de um muro na entrada do terreno. Como o mesmo informou não possuir nenhuma licença pertinente para as atividades ali desenvolvidas, os policiais da 4ª UPAm se deslocaram à 167ª DP, onde a ocorrência foi registrada com base no artigo 60 da lei 9605/98.

Em Paraty, a população pode denunciar 24 horas, durante os sete dias da semana, crimes contra o meio ambiente ao Linha Verde, do Disque Denúncia através do telefone (21) 2253-1177 e 0300 253 1177,- ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente