Ocorrência registrada na 142ª DP
Pelo menos 10 mil metros quadrados de área degradada foram identificados neste sábado (06) no município de Cambuci, Noroeste Fluminense, após uma denúncia repassada ao programa Linha Verde, do Disque Denúncia (0300 253 1177) na qual mencionava extração irregular de barro no bairro Frecheiras.
A partir da denúncia, policiais militares da 3ª UPAm, subordinados ao Comando de Polícia Ambiental, foram à Rua Oscar Guimarães e, chegando ao local, identificaram uma cava feita para a extração de barro feito aparentemente com auxílio de máquinas. No momento da fiscalização, não havia nenhuma pessoa que pudesse ser responsabilizada pelo crime e, em contato com moradores locais, os agentes foram informados que o terreno pertence a um morador de Frecheiras, mas não sabiam identificar o local da residência. Diante dos fatos e com base nos artigos 55 e 60 da lei 9605/98, os policiais da UPAm Desengano se deslocaram à 142ª DP, onde a ocorrência foi registrada.
Para denunciar crimes ambientais ao Linha Verde, a população pode ligar 24 horas, sete dias da semana, para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).
LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente